A história da cientista que denunciou os agrotóxicos e teve que sair do Brasil

Atualizado em on 27 de agosto de 2024 Pilar 3 Meio Ambiente


Esfera: Internacional
Nome: Larissa Mies Bombardi

Aviso de RC ao Jóia

RC de Reconhecimento ao Servidor Público bom Exemplo

O(a) Servidor(a) Público(a) Larissa Mies Bombardi

 

Bom Exemplo, Joia que está brilhando no PILAR que escolheu servir, venho por meio desta carta convite, comunicar-lhe que foi aberto um Registro de Conformidade (RC), devido ao fato de que o seu comportamento está conforme o Estatuto do Setor em que trabalha, o qual um dia jurou cumprir com fidelidade.

 

Peço aos demais cidadãos comuns do Júri Popular Mundial que aprovem a sua promoção na condição de Servidor(a) Público(a).

 

O seu comportamento está afetando de maneira positiva seus colegas de trabalho, servidores do setor, ocasionando prestação de serviço de alta qualidade e conforto para os seus contratantes clientes, eleitores e contribuintes.

 

Desta forma, convença esse mesmo Júri a lhe apoiar, assinando o Registro de Conformidade (RC).

 

O Cidadão Comum assumirá o compromisso de lhe apoiar nas decisões mais difíceis e antipopulares que tenha que tomar, desde que esteja cumprindo com o Livro Sagrado, o Estatuto do Pilar que escolheu servir e a Constituição Federal.

 

Se for indicado(a) ou concursado(a), solicitamos que concorra a uma posição que dependa de votos para ser um(a) Servidor(a) Eleito(a) ‘Eletivo(a)’. Desde que concorde em receber pelos trabalhos prestados somente ajuda de custo do cargo e da função que escolher servir, levando sempre em consideração sua capacidade e competência administrativa para tal.






Imprimir carta.
0
0
1
Compartilhe com seus amigos

https://www.youtube.com/watch?v=a5DgH-2nP0I 

Larissa Mies Bombardi (@MiesLarissa) / X

As ameaças à pesquisadora brasileira Larissa Mies Bombardi, professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), intensificaram-se após a publicação, na Europa, em 2019, do atlas “Uma geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e suas relações com a União Europeia”, na versão em inglês. O trabalho expôs a presença de resíduos agrotóxicos nos alimentos brasileiros. Após ter acesso às informações, uma das maiores redes de supermercados orgânicos da Escandinávia passou a boicotar os produtos brasileiros.

A pesquisadora revela ter recebido intimidações, tanto no plano profissional, quanto pessoal, incluindo desqualificações às suas pesquisas, ameaças de morte e um assalto a sua residência. Bombardi decidiu sair do Brasil com os dois filhos em abril de 2021. Atualmente, ela vive em Paris, onde desenvolve pesquisas no Institut de Recherche pour le développement (IRD, na sigla em francês), sob um programa nacional para cientistas no exílio.

A cientista passou algumas semanas no Brasil para lançar o livro “Agrotóxicos e Colonialismo Químico” (Editora Elefante). A Unicamp sediou o lançamento, que aconteceu no dia 2 de agosto de 2024 na Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp). Além de dados sobre o uso de herbicidas, pesticidas e fungicidas pelo agronegócio brasileiro, a autora discute, na obra, o conceito de colonialismo químico.

“A expressão colonialismo químico ajuda a desnudar ‘o que’ e ‘em que’ tem se desdobrado esse movimento do capital, quando indústrias sediadas em países centrais do sistema econômico internacional vendem agrotóxicos proibidos em seus próprios territórios para países do sul global, particularmente da América Latina”, diz um trecho da obra.

Ficha técnica Produção: Patrícia Lauretti Reportagem: Silvio Anunciação Imagens: Marcos Botelho Jr. Edição: Kleber Casabllanca Edição de capa: Paulo Cavalheri Coordenação: Patrícia Lauretti

O PILAR 3 REPRESENTA NO MUNDO O MEIO AMBIENTE. TODAS ÀS ONGs e PROFISSIONAIS DA FAUNA E FLORA, SE ENCONTRAM AQUI E TAMBÉM TODOS OS CIDADÃOS QUE NASCERAM EM ANOS DE FINAL 3. OS CIDADÃOS QUE NÃO PARTICIPA DE ONGs E NEM É PROFISSIONAL LIGADO A FAUNA E A FLORA, TERÁ O FINAL DE NASCIMENTO EM ANOS DE FINAL 3 COMO DETERMINANTE. VISTA A SUA CAMISA, ELA TE REPRESENTARÁ.

Carregar mais respostas